quinta-feira, 28 de junho de 2007

consolidação de linhas em ArchiCAD 11



43 comentários:

Anónimo disse...

linhas?...
continua a ser o último post?!

Miguel Krippahl disse...

linhas?
tramas?
mas afinal, isso serve para quê?
até parece que o archicad agora virou autocad...

claudio lima disse...

bom dia !

sim, até mesmo um bom BIM, tem de fazer linhas e tramas para complemento, ou estou errado ?

abraço
claudio

Miguel Krippahl disse...

Se tem que fazer, então não é um bom bim...

tolerante disse...

lol

Isto é demais, é risível.....ok só um bocadinho risível..., bem ok nada risível.... é ate muito triste.....
Quando comecei como archicad procurei informação na rede e encontrei um blog do melhor, http://architruques.blogspot.com/, e lá apreendi a fazer muitas coisas, algumas já que a actualização anda arrastada com uma revista de CAD, muito bem e maravilha das maravilhas apreendi a fazer "TRAMAS" sim disse bem "TRAMAS" lol..... os "crackes" do archicad bem podiam perder o seu tempo a elaborarem artigos que nos ajudassem a melhorar.......afinal nada disto é risível, é mesmo muito TRISTE. cad bim eu quero é fazer ARQUITECTURA agora se o estirador é de uma cor ou de outra que se "LIXE"

Miguel Krippahl disse...

caro Tolo errante

As tramas que terá aprendido a fazer eram, se bem se lembra, para aplicar em superfícies (paredes, lajes, coberturas, etc), para depois obtermos desenhos automáticos
http://architruques.blogspot.com/2006/10/criar-tramas.html

Ou seja, não há aqui contradição. Pretende-se que o software faça os desenhos, enquanto nós nos concentramos no design.

Quanto à sua comparação entre a escolha da ferramenta informática com a cor do estirador, fico feliz com essa posição.

Aliás, quanto mais projectistas desvalorizarem a questão do software, mais mercado sobra para os que o dominam :o)

Quanto aos temas que os "craques" elejem para os seus artigos, tem sempre uma boa solução: não os leia.

tolerante disse...

Muito bem
apenas um reparo, e não de um "projectista" mas sim de um arquitecto, EU FAÇO ARQUITECTURA, não brinque com essa facilidade com o "nick", não lhe fica muito bem. e já agora um pedido de desculpas por tal "desvario infantil" não lhe ficava nada mal, fico atento às próximas "canalhices"
e caros "cracks" se encontrarem um software para ARQUITECTURA em que não seja necessário utilizar "LINHAS" avisem ou publiquem numa qualquer revista de autocad, desculpe, cad.

claudio lima disse...

uououououououo... calma !

antes que haja sangue, estão a falar de uma mesma coisa com palavras diferentes.
vamos lá a ter calma !
ou ficam já os dois de castigo, e vão para a acama sem ver o nodi !!!

quando falei em fazer linhas entende-se com projecto de execução, em que temos tramas e linhas 2D.

não na construção, elaboração do modelo 3D a partir do qual retiramos toda a informação.

beijos e abraços
claudio

Miguel Krippahl disse...

Olha, o Cláudio sempre está vivo...
:)
Não te preocupes, que Trolls, Flames e Flame Wars são sempre bons para os blogs. Aumentam exponencialmente o número de visitas

Na minha experiência, software BIM apenas interessa ao projectistas, e pouco aos arquitectos. Esclareço:

Arquitectos que não projectam, como sejam professores, investigadores, licenciadores, etc, não se interessam nada pelo software de design.

Projectistas que ganham o pão fazendo projectos, sejam eles arquitectos, engenheiros, desenhadores, desenhistas, ou outros quaisqueres, têem cada vez mais interesse na escolha do software.

Daí a minha menção específica a projectistas.

Tendo em conta que o digníssimo utiliza a chalaça e o trocadilho, referindo-se à minha opinião como "risível e muito triste" e à minha pessoa como ""craque"" - entre aspas - para finalmente mandar LIXAR a tal opinião por a considerar irrelevante, parti do principio que este tipo de mimos fosse apenas um modo de se expressar, sem intuito de ofender.

Aparentemente, ofendendo-se com o Tolo Errante, verifico que afinal considera a chalaça uma ofensa, ou seja, a sua intenção inicial seria então ofender.

Ou existe aqui dualidade de critérios?

Quanto ao assunto que realmente interessa:

O AC produz a maioria das peças desenhadas automáticamente.

É neste momento possível ir até à escala de representação 1:50, ou mesmo 1:20, sem desenhar uma linha ou uma trama.

A partir daí a coisa fia mais fino porque, como todos sabemos, as escalas 1:5, 1:2 e TN só são possíveis de atingir com recurso a desenho. Ninguém (ainda) se atreve a modelar os parafusos.

Mas a questão não é essa. A questão que me interessa neste caso é a capacidade do AC fundir tramas que vêm do modelo quando o explodimos numa qq vista. Por exemplo, quando explodimos um alçado e ficamos com umas centenas de tramas individuais de sombras.

Ora isso raramente acontece quando trabalhamos os pormenores nas tais escalas. Um pormenor explodido raramente possui milhares de tramas, como acontece nos alçados com sombras, ou nos cortes esc. 1:50.

Por isso, e tendo em conta que o 2d apenas existe, no AC, nos pormenores constructivos, não me parece muito relevante esta nova funcionalidade da versão 11.

Aliás, confirma aquilo que eu tenho observado noutras das novas funcionalidades: Úteis para os inicados, para quem transita de software 2d, mas pouco relevantes para o utilizador experiente.

Anónimo disse...

boa!
isto está muito mais interessante do que o enfadonho "para destressar", se bem que um pouco stressante para os intrevenientes.
por mim podem continuar... e eu que pensava que em agosto não se passava nada.

tolerante disse...

Boas

para mim projectistas que ganham o pão fazendo projectos, sejam eles engenheiros, desenhadores, ou outros quaisquer, têm cada vez mais interesse na escolha do software, claro se eu como arquitecto fizesse medicina estava rico a enganar os BURROS que lá iam. ai ai tanto alarido que a ordem faz e ainda nem todos o perceberam...
Os profissionais acima descritos NÃO DEVERIAM FAZER AQUILO QUE NÂO SABEM, projectos de ARQUITECTURA eles não o sabem fazer.
Eu já estou a imaginar alguns defensores do "BIM" a trabalharem no centro histórico do Porto e a desenvolverem os levantamentos dos lotes vizinhos, 10 m para cada lado (que maior parte das vezes são mais do que um lote). Tem um interesse fabuloso, desenvolver tridimensionalmente as guardas em ferro as portadas das janelas das construções contíguas á nossa intervenção.
Não existem opiniões "tristes e risíveis" e as aspas dos "crackes" não são forma de minorar a qualidade da sua sapiência, são estrangeirismos.
O meu receio enquanto arquitecto membro de uma ORDEM era fazer arquitectura limitada ao software existente, isso podem bem estar descansados que o não vou fazer. A minha primeira forma de comunicar enquanto arquitecto chama-se ESQUISSO e DESENHO. "design"? ná, não sei o que isso é, sou arquitecto.
Concluido, caros "crackes" sem aspas para alguns
será me podiam ensinar a colocar sombras em plantas? sem ter que explodir nenhuma peça, dava jeito. espero que não seja uma técnica demasiado académica.

Miguel Krippahl disse...

Quanto á afirmação "Não existem opiniões "tristes e risíveis" ", contradiz uma anterior "Isto é demais, é risível.....ok só um bocadinho risível..., bem ok nada risível.... é ate muito triste....." do douto colega, pelo que fico sem saber em quantas andamos.

design [di'zain]
substantivo masculino
1. método que serve de base à criação de objectos e mensagens tendo em conta aspectos técnicos, comerciais e estéticos;
2. aspecto exterior de um objecto; configuração física;
3. plano; projecto; criação;
em http://www.infopedia.pt/pesquisa?qsFiltro=14

O que não é, óbviamente, o mesmo que desenho ou esquiço.

tolerante disse...

boas
Design
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entende-se o design (em alguns casos projeto ou projecto) como o esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e definição de algo, como um objeto, uma imagem, entre outros, em geral voltados a uma determinada função. De uma forma ampla o termo design, porém, refere-se à concepção de uma solução prévia para um problema. Mas em uma acepção mais específica, design se refere à profissão da pessoa que projeta. Como tal, tem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. O profissional que trabalha na área de design é chamado, portanto, de designer, visto a palavra pertencer à língua inglesa e normalmente não se traduz (ver o problema etimológico).

Design é, portanto, um esforço criativo através do qual se projetam todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e (recentemente) também interfaces de programas.

As especializações mais comuns são o design de produto, design gráfico e o design de moda. O design está intimamente ligado às artes aplicadas, à arquitetura, e à engenharia, mas a concorrência profissional muitas vezes leva à animosidade entre essas áreas[carece de fontes].

O termo deriva, originalmente, de designare, palavra em latim, sendo mais tarde adaptado para o inglês design. Houve uma série de tentativas de tradução do termo, mas os possíveis nomes como projética industrial acabaram em desuso.


Pois, diferentes fontes

continuo à espera de aprender a colocar sombras em plantas.

Anónimo disse...

Tolerante,
já li e reli seus posts e confesso que não percebo qual o seu ponto aqui... Na sua opinião, fazer uso de tecnologia BIM é ter que abdicar da qualidade da arquitectura? E ainda... ser arquitecto com caps ligado é melhor do que sê-lo sem?

Miguel Krippahl disse...

""design"? ná, não sei o que isso é, sou arquitecto."

Fico contente que, depois de uma visitinha á democrática wikipédia, já saiba o que é. E ainda dizem que a tecnologia não traz conhecimento.

Quanto às sombras em plantas:
Não sei. Confesso que nunca senti necessidade de tal coisa.

Patricia:

a QUESTÃO é deveras "interessante"..... o uso de CAPS, "aspas", reticências múltiplas denotam, em "geral" DISTÚRBIOS de "personalidade"..... dizem mais sobre o "estado de alma" de um dado INDIVÍDUO do que "transmitem" alguma "mensagem" CONCRETA.....

tolerante disse...

Boas
Cara Patricia
Não, utilizar a tecnologia BIM não é mau, deverá até ser muito bom, mas como a mesma não é utilizada e não vejo sequer possibilidade de a utilizar, ou alguém tem conhecimento de alguma marca de materiais de construção que forneça as suas bibliotecas com os preços associados? ou pelo menos um conjunto de materiais para que o BIM se torne realidade.
O software não é um meio para fazer Arquitectura mas sim um apoio tecnológico que nos permite comunicar com os demais, por isso comparo o software ao estirador às canetas e a todos os suportes necessários.
A escolha do software é importante é muito importante, mas o projecto de arquitectura não depende do software e começa sempre com uns riscos no papel, não acredito que alguém comece directamente no computador, se existem óptimo !
O que na minha opinião não compreende é que muitos projectos que vejo são limitados às capacidades do software e isso esta errado.
Quanto ao arquitecto com ou sem aspas.... brincamos, eu não admito é que um NÃO arquitecto faça arquitectura, até podem dar belíssimos exemplos de não arquitectos a fazerem arquitectura com muita qualidade, mas como deveras saber as excepções são mínimas e no nosso país são muito más.
Tecnologia. Sim, muito conhecimento e mais, através deste meio tecnológico vais apreender que não se consegue PRODUZIR NEVE NATURAL, produzir e natural dificilmente se "LIGAM",
A tecnologia é fabulosa estamos sempre a apreender.
(a QUESTÃO é deveras "interessante"..... o uso de CAPS, "aspas", reticências múltiplas denotam, em "geral" DISTÚRBIOS de "personalidade"..... dizem mais sobre o "estado de alma" de um dado INDIVÍDUO do que "transmitem" alguma "mensagem" CONCRETA.....)
É isto que eu falo, um arquitecto que faz, nem sei bem se é psiquiatria ou psicologia?
ou esta habilitado para o fazer ou é uma fraude
o que serás?
(Quanto às sombras em plantas:
Não sei. Confesso que nunca senti necessidade de tal coisa.) assim percebo, será porque o software não to permite? Não, penso que não será este o caso!

Anónimo disse...

Oi Tolerante,
olha não achava que para ser BIM tivesse que me ser fornecido preço de material. Quanto mais não seja, os preços podem ser mantidos actualizados numa base de dados e não no objecto em si. Para mim, pelo menos, BIM passa além de listagem de preços. Concordo que o projecto não pode ser limitado pelo sw, mas temos que concordar que há um sem número de projectos que só foi possível pela existência de determinados sw's. Quanto a quem faça projectos sem esquiços, olha que eu até conheço. E na minha humilde opinião, de arquitecta sem caps nem aspas, o tipo faz muito boa arquitectura e que ainda mais, não desliza nos orçamentos. Agora a discussão de arquitectura feita ou não por arquitecto... isso sempre me parece a discussão do ovo e da galinha... Se assim fosse, então antes do estabelecimento da arquitectura como profissão, não se fazia arquitectura?

aLex disse...

Ainda dizem que o Verão esta calmo… lol
(só se for para os bombeiros!)

Caros amigos...


O archicad é uma ferramenta fabulosa mas... nas mãos erradas…

esses "jeitosos!" dos não arquitectos... continuam a fazer estragos quer tenham archicad, autocad, vectorworks... ou um estirador amarelo! Ou…a mesa da cozinha! Em cima dos joelhos?!?!

Há pouco tempo um "desses não arquitecto!" teve a lata de me perguntar como plotava no archi... porque ele "rebentava" os desenhos e dava-lhes um "jeitinho" no autocad!

Independentemente do método utilizado, tenho a certeza que os meus amigos (amigos sem aspas, reparem) dormem de consciência tranquila, e vivem o vosso quotidiano a lutar contra… ahhhhh!
Isso sim, é verdadeiramente importante e dignificante!

Uns gostam dos esquissos e das maquetas… ou outros saltam logo para o archi…
Uns acham os render’s, como os do Miguel muito “comerciais!”… (eu apenas os acho muito “carregados”).. ups!
Outros acham os esquissos e as maquetas obsoletas… (porra de artistas!)

Há ainda quem salte logo para a obra… sem papéis… lol

Mas no fundo, tenho a certeza que os que aqui se debatem estão unidos por um sentimento comum de responsabilidade social e pelos valores que tão dignificante profissão representa…

Apenas um conselho para o In Tolerante…
Senão consegues mudar-te… MUDA O MUNDO PÁ!

Vamos discutir coisas mais… produtivas?!!?
(longe das tretas publicitárias das empresas… cortes à la minute…)

Até que ponto as novas tecnologias conseguem revolucionar o “fazer arquitectura”?

Goste-se ou não, assistimos actualmente a uma “corrente!” (desculpem as aspas, mas penso que as entendem…) de senhores que veriam o seu trabalho dificultado… sem os novos métodos do “fazer”…

Por fim, também me parece errado falar apenas desses senhores… como principais “alvos” dos novos cad’s… afinal, eles podem ter 500 técnicos de cad… ou 1000 desgraçados a produzir desenhos à mão…

Nós, aqueles com dois ou três colaboradores que lutam todos os meses com a sobrevivência financeira do seu atelier, (e que resistiram à tentação e não percorreram o caminho seguro do público) não vêem o seu trabalho facilitado?

amigos, deixem-se de tretas porque todos sabemos utilizar bem a Língua de Camões... afinal, o Cláudio merece mais!

Um Abraço

Miguel Krippahl disse...

Boas Paulo

Concordo contigo em quase tudo.

Fico especialemnte contente por seres crítico em relação aos meus renderings, que consideras "carregados".
Presumo que te refiras á falta de pormenor que os arquitectos tanto gostam.
Fico contente porque mostra que foste ver os meus renderings, que aliás não é dificil uma vez que eu estou aqui devidamente identificado, tenho trabalho na net que é possível ver, pelo que qualquer pessoa pode verificar quem eu sou e se o que eu faço corresponde ao que eu ando a apregoar.

Um abraço, sem aspas

aLex disse...

Se eu me deixasse seduzir pela vossa linha de... comunicação! Tinha arranjado um discurso hiper elaborado... para te dizer que os acho carregados em termos de texturas... muito! e dada a dimensão das imagens aquilo remete-me mais para um campo comercial (A MIM! ENTENDA-SE!)

1_Eu pratico (e aprecio...) mais um tipo de renderização sem grandes acessórios focado nas questões básicas da arquitectura...
Forma, linguagem e menos materialização! (sim! eu sei que a materialização também é importante!) mas ainda não reconheço rigor suficiente para ir para esses lados... (é mais um problema e assumi-lo ajuda-me a lidar com ele... diz a minha psi! lol)

2_Confesso que a tua página ajudou-me a dar um grande salto na elaboração da minha (não plagiei, não te preocupes!)... e só não a tenho ainda "identificada"... porque estamos a elaborá-la aos poucos! não temos recursos financeiros para a encomendar e como tal... (só nos tempos livres!)
Esta para breve...

tolerante disse...

Boas

Obrigado pelo conselho Paulo, mas não o consigo sozinho, para tal nos associamos em ordens profissionais que tem o dever de zelar pela nossa profissão.
Esta treta desta conversa esta tão adulterada.
Eu uso computadores, eu uso todas as ferramentas informáticas que me ajudem nas tarefas diarias, até tento usar o archicad, com muitas dificuldades, e sou até da opinião que se existisse uma fusão entre softwares vários era o ideal.
Eu só não compreendo a arrogância e a pretensão de querer esquecer toda a carga histórica que a profissão de arquitecto carrega. A arquitectura não começou agora com as novas tecnologias, um arquitecto não faz menor arquitectura por utilizar ou não as novas tecnologias informáticas, pode é executa-las em tempos diferentes.
"...mas temos que concordar que há um sem número de projectos que só foi possível pela existência de determinados sw's." desculpa, cara patrícia mas isso não pode ser verdade se estiveres a falar de softwares de apoio a técnicas de construção, assim concordo, mas nunca os softwares que aqui nos referimos os de representação gráfica de um projecto de arquitectura.
Estive a fazer um esforço a pensar em que altura e em que civilizações é que o papel do arquitecto não fosse determinante para a evolução das mesmas, assim como nunca te aconselharia a consultar um curandeiro em caso de doença, não te aconselho a encomendar um projecto de arquitectura a um não arquitecto, e como arquitecta não te consigo perceber, mas gostava.... como o mercado está eu abria um consultório de medicina geral, ganhava o pão mais rapidamente e não tinha de aturar os chatos das câmaras, (políticos e técnicos) com as suas legislações e burocracias incompreensíveis
e caro Cláudio, além de linhas e tramas se pudesse ser um offset mais directo, era muito bom
continuo a querer fazer sombras em planta.....

aLex disse...

"A arquitectura não começou agora com as novas tecnologias, um arquitecto não faz menor arquitectura por utilizar ou não as novas tecnologias informáticas, pode é executa-las em tempos diferentes."

Amigo, tenho sérias dúvidas que também tenha começado com esquissos e/ou maquetas...

Começou... e evoluiu!

E é para isso que estamos cá!

Depois, pela teoria de Darwin... só os melhores sobreviverão...
Como "nós" somos os melhores do mundo! lol VAMOS SOBREVIVER... e
mudá-lo se assim for necessário!
Eu luto diariamente contra patos-bravos que só não tiram o pão da boca dos meus filhos porque... não tenho filhos! e... o mercado há-de evoluir! Melhores dias se adivinham...

O passado (e a "tal" carga histórica é importante... mas o futuro... também é... não te parece?)

fica a ideia que sou defensor do cad... mas continuo a estragar papel e a partir maquetas...
Riscar é fundamental! Mas não fecho outras portas...

Quando aos vários cad's... esquece!
Escolhe um e... ponto final...
enquanto andei a brincar copy/paste de uns para os outros só tinha problemas... e de uma forma geral, o archi faz tudo... "menos offset's" sem truques... :( Cláudiooooooo?!?!?!?!?!?!?

Queres ser meu sócio numa clínica de Ginecologia?!?!? lol dá mais dinheiro q Geral...

Miguel Krippahl disse...

Paulo
"para te dizer que os acho carregados em termos de texturas... muito! e dada a dimensão das imagens aquilo remete-me mais para um campo comercial"

Bingo. As imagens que tenho, na sua maioria, no site, são para fins comerciais. Fico contente que seja essa a leitura, ao que parece atingi os objectivos :)

"e de uma forma geral, o archi faz tudo... "menos offset's" sem truques... "

Tb é esta a minha leitura. No entanto, confesso que nunca senti falta do offset, uma vez que (voltando ao assunto inicial) não desenho.

aLex disse...

grrrrrrrrr

Como é que raio fazes offset's de paredes!?!?!? ahhhh!?!?!?!?!??! não fazes?!?!? hum...

essa vertente comercial nos dias que correm é importante... eu sei... :(

mas...

Anónimo disse...

o Doutor Cláudio diz que não tem tido acesso à net (deve ter é falta de tempo, sempre em "formação", pobre doutor) e manda dizer que está muito ABORRECIDO com estes comentários.
ele não vem ao blog mas pelos vistos vai sendo informado do que por aqui se passa...

(por mim podem continuar)

aLex disse...

abandonou-os... depois!

a Iman gosta de "sangue"! lol

Miguel Krippahl disse...

hehehe
ai o dono do blog não pode cá vir....hmmmm

Quanto ao offset:
offset de paredes? o que é isso?
eu faço move com copy (ctrl).
se for na vertical ou horizontal (y ou x) do papel, basta introduzir as coordenadas.

se for esquinudo, basta riodar o sistema de coordenadas 8com um click).

repito. Odffset para q?

Anónimo disse...

Olá Tolerante,

“Eu só não compreendo a arrogância e a pretensão de querer esquecer toda a carga histórica que a profissão de arquitecto carrega. A arquitectura não começou agora com as novas tecnologias, um arquitecto não faz menor arquitectura por utilizar ou não as novas tecnologias informáticas, pode é executa-las em tempos diferentes.”
Se a arrogância e a pretensão referidas são minhas, só posso dizer que você entendeu a coisa completamente errada, pois é justamente o contrário do que eu estou a dizer. Eu não acho que eu como arquitecta seja um ser superior nem nada disso, antes pelo contrário. Tudo bem que os cinco anos de formação inicial que tive na faculdade me deram mais conhecimentos, mas isso não só não faz com que eu seja melhor que ninguém como também não é garantia que eu ou qualquer outro colega faça a tão falada boa arquitectura. Agora… sem o auxílio de sw’s acho que o arquitecto fica sim para trás diante da concorrência: não consegue ter maior controlo sobre o produto que oferece e não o consegue entregar a tempo hábil, só para citar dois exemplos. E eu nunca disse que projectos de arquitectura deviam ser encomendados a não arquitectos. O facto é que eles muitas vezes o são e eu não vou me preocupar com isso. Eu me preocupo é com o meu trabalho. Se tem quem prefira ir ao curandeiro em vez do médico é por conta e risco dele.

“desculpa, cara patrícia mas isso não pode ser verdade se estiveres a falar de softwares de apoio a técnicas de construção, assim concordo, mas nunca os softwares que aqui nos referimos os de representação gráfica de um projecto de arquitectura.”
Acho que é aí que mora a diferença… eu não uso o sw como ferramenta de representação gráfica e sim como ferramenta de projecto. O desenho, apesar de nós ainda o termos de entregar e em papel, é no fundo uma consequência de um processo. Além disso, tenho lá minhas dúvidas. Não estou vendo o pessoal do Norman Foster a desenhar cada um dos losanglinhos da Swiss Re sem ajuda dum sw, mas enfim… sempre pode haver trabalho escravo.
Quanto ao consultório médico, recomendo aos colegas um de quimioterapia, mas temo que vão ter que aturar coisa mais pesada que o pessoal da câmara…

Quanto à fusão de softwares…. Era tão lindo quanto a paz mundial, mas acho impossível! Na verdade nem acho bom, pois seria o fim da concorrência e teríamos que engolir o que nos dessem!

aLex disse...

isto está mau... é só truques!
Boa...

caro intolerante... para nós pobres humanos existe sempre o archi 6.5... :( e um macbook g3 ou coisa q o valha...

Estamos a lidar com um profissional... que têm resposta para tudo! lol

Merci Miguel

Miguel Krippahl disse...

Em casos destes, costuma-se dizer "don´t feed the troll".

mas como o blog nem é meu, que se lixe!

:)))

aLex disse...

decididamente... isto já teve dias melhores....

reparemna verdade nua e crua:


"claudio lima disse...

bom dia !

sim, até mesmo um bom BIM, tem de fazer linhas e tramas para complemento, ou estou errado ?"


SIM CLÁUDIO, provaram que estas errado! he he he

Anónimo disse...

muito bem! ...
e o "Projecto do Mês" vai PARA: arq.to Miguel Krippahl !!
(parabéns)

aLex disse...

ups...
é só veneno...

Sem linhas, sem tramas e... sem offset's... lol a verdade é que estás de parabéns pelo Centro Escolar de Seia.

Parabéns Miguel, uma vitória para a arquitectura!

(O Araújo financia?!?!?) lol

Miguel Krippahl disse...

Obrigado pelos parabéns, eu sei que são genuínos :)

De facto, e uma vez que o Paulo coloca a questão, gostaria de esclarecer:

Apesar de leccionar Archicad numa universidade, de escrever artigos de truques Archicad para a revista CADproject, de ter um blog dedicado ao Archicad, de ser um tutor habitual na Archicad University em Nottingham, de ter sido várias vezes betatester Archicad e Artlantis, de ser moderador no Forum da Infor, nunca recebi, nunca pedi, nunca me foi oferecido qualquer benesse em forma de dinheiro ou produtos por parte da Graphisoft, Abvent, CADproject, Infor, Araújo, Cláudio ou qualquer outro representante ou revendedor.

Faço-o porque acredito convicatmente que o futuro da arquitectura está no uso correcto das ferramentas informáticas, porque o Archicad é, de momento, a mais poderosa, e porque está no meu sangue o gosto de partilhar.

Chamem-me tótó, mas é assim que eu sou feliz, o que é que querem?... ;o)

aLex disse...

és um tóto porreiro (pena ser uma "espécie" perto do extermínio)... lol

Os parabéns são mesmo genuínos... porque, na minha modesta opinião "os concursos" são uma das formas (eu sei que sou tóto mas...) de... promover a arquitectura e o debate de ideias e... bla bla bla vocês sabem...

E cada vez que uma qualquer entidade, seja pública seja privada, opta por uma situação destas quem sai a ganhar é a arquitectura!

Por acaso, tinha piada um post em que se fosse partilhando não comandos nem pequenos truques desses mas... métodos de trabalho!

Por exemplo:
Algum tempo atrás, o "el Doctor desaparecido em formação" partilhou comigo que desenvolvia as paredes com uma única trama... e depois pormenorizava em pontos chave...

é um método, simplifica o trabalho!
porque um dos meus grandes problemas é a intercepção de camadas entre paredes compostas e lajes compostas...

claudio lima disse...

Bom dia !!!

antes demais, desculpem a minha ausência !

tenho vindo a ser informado sobre o que se tem passado e por isso consegui, arranjar tempo, o que esperava ser pouco, acabou por demorar mais tempo, com tão grandes conversas !

como é que umas aspas, uns caps, ou uma palavra podem gerar tanto diálogo !!!

ainda bem que assim é, até porque me faz lembrar famoso anuncio da apple em 1984 !

revoltemos-nos, defendamos os nossos princípios e depois bebemos um copo de um maduro branco fresquinho ao som de "bossa n' stones"

offset
concordo com o miguel, não me faz falta !

linhas e tramas
concordo com o in Tolerante, construo mas acabo sempre por desenhar tb linhas e tramas, nas mais variadas situações.

tramas em planta
peço uma planta na janela 3d com sombras projectadas, copio para a planta só as tramas, as quais colo na planta de coberturas (ai eu a fugir ao bim...)

então vá, bom dia e boas "parinhas" heheheheh

abraços,
claudio

claudio lima disse...

caro paulo,

estou a preparar um documento em que utilizamos a ferramenta perfil para quase todas as paredes.

isto inclui o remate das portas e janelas com paredes compostas e paredes compostas com lajes compostas.

o busílis é que amanha vou de férias, e só regresso a 27 de ago, portanto será depois, sorry !

iool, bom dia !
claudio

Miguel Krippahl disse...

Bem vindo de volta e boas férias, Cláudio.

Fico ansiosamente à espera desse prometido documento.

Um conselho: tranca o Blog, senão quando voltares isto está de pantanas.

aLex disse...

férias... tu não tens estado de férias?!?!?

Bossa n' Stone... boa nota!

Tb tenho bossa n' Marley e n' roses... interessante também a clementine a solo e recomendo para quem gosta "destas!" ... Nouvelle Vague... SIMPLESMENTE FANTÁSTICO

Afinal és um falso Biné... lol

mas salva-te o bom gosto para as vozes... Boas Férias doctor!!!

tolerante disse...

Boas

Férias, muito bem, estou quase a ficar sem, quando a malta decide é sempre a mesma história, aparecem todos, 2 semanas que parecem dois segundos e para os tipos é uma eternidade
Bem vou continuar a esquissar que isto não é vida....

aLex disse...

alguma alma caridosa me explica como de faz secções horizontais 3d?!?!? please...

Anónimo disse...

Paulo,
estando no 3D vá a view\elements in 3d view\3d cutting planes. Ali é só selecionar o que quer ser cortado e para ligar/desligar o corte use ctrl+y.

aLex disse...

Muchas gracias...

eu sabia q existia mas não encontrava...