quarta-feira, 23 de maio de 2007

questoes do utilizador

coloque aqui as suas dúvidas.

73 comentários:

Anónimo disse...

sabes fazer planos de acessibilidade de acordo com o 163, para moradias?............

aLex disse...

pois acessibilidades...

cá para mim o "desgraçado" do Cláudio já nos anda a rogar pragas... porque estamos a usar isto para tudo, menos para o archicad!

Se calhar era melhor criar mais separadores... ups... ou mais blogs!!!

Em todo caso, desculpa caro amigo!

Em relação ás acessibilidades eu tenho um mau exemplo...
Fiz um colégio, (não vou dizer onde!) e desde a segurança social, passando pela dren, tocando ao de leve no delegado de saúde (ou melhor, no seu técnico!!).... toda a gente quis meter o nariz... e: passa-te... com opiniões bastante divergentes... no que ao elevador diz respeito! (acesso a deficientes!) Curiosamente, quem menos ou nada chateou foi a Câmara e os Bombeiros...

estranho mundo este em que vivo!

Agora é preciso um pano de acessibilidades para moradias?!?!?

em que câmara??!?!?

Nas que tenho metido projectos ainda ninguém se lembrou...

No entanto tenho um técnico de Higiene e Segurança a colaborar comigo...
se tiveres duvidas mais especificas....

Mais uma vez, desculpa Cláudio! ups

Anónimo disse...

este meu comentário era uma brincadeira com o tiulo "questões do utilizador"
o 163/2006 é o novo decreto das acessibilidades, "entrou" em vigor a partir de fevereiro, existe é uma grande confusão na sua aplicação, deve estar para sair um manual de "instruções" para que se consiga "mastigar" todos as novas regras, e estas alteram tudo, inclusive o rgeu, no caso especifico das moradias, torna-se ridiculo todas estas "regras", mas o mais estranho é saber a partir de quando é que se deve aplicar esta legislação, segundo um parecer da ordem estas só deviam ser aplicadas em fevereiro de 2008, algumas camaras estão a proceder desta forma, no entanto outras exigem a sua aplicação a partir de fevereiro 2007, a lei é até bem razoavel, mas bastante confusa no que se refere às habitaçoes unifamiliares....bem o "mene" vai nos desculpar por estarmos a usar o seu espaço com estas questões, mas ele agora tem muito que "estudar" com este novo "archie", (que diminutivo mais maricas!),
voltando ao plano, estou a elaborar o meu 1º, e estive toda a tarde a "martelar" no decreto, principalmente porque o projecto já é de finais de 2006, .....bem mais um dossier para monte.....
......e mais uma vez, desculpa lá "mene", pela utilização "indevida", para a semana pode ser que o tema seja "gaijas".
E POR FALAR NISSO UM DIA VOU COMENTAR O QUE O NOSSO AMIGO ME "ARRANJOU", talvez quando conseguir ultrapassar o trauma......

aLex disse...

tenho "sorte" de os "enjinheros" das Câmaras dos lados de lá dos montes... não quererem saber o que é o 163...
exemplo triste desta realidade:
pss?!?! isso come-se?!?! para que querem entregar isso?!?! não serve para nada... ninguém lê... estes malucos entregam cada coisa...

next week... gajas... essa agrada-me!

alguém me sabe dizer se há alguma(s) marca de mobiliário... vitra por exemplo (tens de acrescentar um link para a Daniela...)
que disponibilize o respectivo mobiliário!??!?!

Anónimo disse...

Boa tarde, tenho dúvidas em relação à modelação em terrenos acidentados em q as cotas aumentam, diminuem e voltam a aumentar, como fazer nestes casos? Tb tenho partes do terreno em q as curvas de nível não estão completas... acabam em paredes ou arruamentos... fecho-as pelos contornos das mesmas? Este terreno já estava modelado no sketchup é possivel importá-lo para o archicad de modo a q este o aceite?

Obrigado,

Luis

Anónimo disse...

alguem tem uma cadeira de rodas em planta "bloco" 2d?

aLex disse...

estas acessibilidades...

ajuda ao luis filipe... acho que o Cláudio nos abandonou... "né" anónimo!?!?!?

de quando em vez também utilizo o sketchup, é um excelente modelador... mas! infelizmente só exporta para autocad! grrrrrrrr

quando aos terrenos... quando estou a trabalhar em projectos de grande escala divido em partes... tipo vários terrenos... e quando não tenho as curvas completas, ajusto com pontos isolados... de forma a ajustar o terreno a outros elementos... vias, edifícios... etc...

aLex disse...

se és anónimo... como é te mando alguma coisa sobre cadeiras!?!?

tenho um bloco 2d e um gdl...

e já experimentei o eleven... he he he e é uma versão comercial!!!!!

tolerante disse...

deixei o anonimato
esta vida de clandestinidade já não tem o mesmo sabor.
Obrigado amigo Paulo, encontrei uma cadeira catita em dwg, no entanto, agradecia o que me enviasses o gdl.
fiz o download de manuais interactivos na graphisoft, para mac.

Anónimo disse...

Obrigado Paulo Videira, penso q será uma solução execuível para o meu caso. Bom trabalho

aLex disse...

olha lá... clandestino in tolerante:

os manuais são para as primeiras versões que eu tirei da "querida mula" do archi eleven!?!?! aquelas com extensão avi?1?!?!
rsrsrsrsrs

manuais de 10?!?!?!?

tolerante disse...

são manuais para o 11, um para trabalho "cooperativo" e o outro para fazer objectos gdl tirei directamente da graphisoft e para mac.
o manual interactivo do archicad 11 ainda não esta disponivel, segundo dizem estara brevemente

claudio lima disse...

bom dia !!!
desculpem a ausencia, mas tenho estado a dar formação.

caro luis,
sobre as cotas, dizes tipo muros ?
as linhas de cota, não preciasão de estar fechadas, podem estar abertas no espaço e associar a pontos soltos no espaço.

claudio

Anónimo disse...

ouve lá,
vê se não és tão esquisito
e deixas de perguntar às pessoas para que querem elas teu endereço do blog!

tiruliruli

aLex disse...

voltou a in tolerância?!?!?!
vá lá pessoal, nada de anonimato...

olha lá, podias explicar porque raio cumprimentas sempre com bom dia?!?!?

Estás sempre a acordar?!?!? rrsrsrrsrsr
quando é começas a apresentar as grandes vantagens do eleven?!?!?!?

Paulo

Anónimo disse...

não vou ocupar muito espaço, sr.paolo videira...mas o anónimo vai ficar como tiruliruli,Doutor tiruliruli se faz favor!e vamos ficar por aqui por respeito ao claudio.

tolerante disse...

atenção que "eu" já não estou anonimo, os ultimos "anonimos" não são meus, nem era capaz de me "esconder" para mandar umas bocas fraquinhas.....
......isto esta a ficar lindoooooooo

aLex disse...

ups...
caro Doutor tiruliruli se faz favor, pensava que o anónimo era o senhor (in) tolerante... já agora, Paulo escreve-se com U PAOLU, se não se importa...

é o que dá haver mais que um anónimo....

já agora, andei a enviar blocos de cadeira de rodas para o anónimo errado?!?!?! isto esta mesmo mau...

e o Cláudio abandonou-nos outra vez...

e não é lindooo mas sim bonitooooo

Anónimo disse...

(in)tolerante e paulo(sim sei escrever o seu nome em português):
não se chateiem por minha causa...o anonimato não é para isso...e bom dia aos dois!

Anónimo disse...

e desculpe claudio pela conversa paralela no seu blog...

aLex disse...

quanto ao (in) tolerante n sei, mas a mim pode-me tratar por tu... caro Drº! e não, não estou chateado!

bom dia?!?!?

a doença do cláudio é contagiosa?!?!?! he he he

bom dia... hum!!!!

Anónimo disse...

sim o bom dia contagia...e o tô tô ao telefone?!...saiu-me cá um melro este claudio!

tolerante disse...

Bom dia!!!!
foi para mim que envias-te a cadeira, muito obrigado, Paulo.
isto esta a tornar-se num forum, já que o mene não nos liga nenhuma, "....tem estado a dar formação....", sim sim, dessa formação todos nos gostariamos de "dar", um dia destes quer convencer-nos que trabalha como um "desgraçado"!!!!!, o melhor é mesmo animar a "tasca", e bute mais um.........

tolerante disse...

vão ver isto,.........tudo legal...........
http://www.graphisoft.com/products/archicad/ac11/ITG/advanced_down_eng.html#hands
o manual para o gdl é um "PINTA"
é verdade, Dr., chateado? eu? nope,
chateado estou com a graphisoft, já repararam que os PCs têm tudinho e nós népias, ainda vou enviar o mac para retoma, troco-o por um 486 com 8 mb ram, leitor de cd 2x , hd 400mb, mas tem de ter "coprocessador matematico"..........

Anónimo disse...

ok, alguem me reenviou este link, porque era suposto conseguir alguns esclarecimentos para as minhas dúvidas, mas após uma rápida leitura, vejo que o cláudio, está sempre " por fora" e sempre que aparece é pra desejar bom dia e pouco mais...
acho que as dúvidas ficam mesmo por esclarecer quer seja por contacto telefónico quer seja pela utilização do blog, contactar o cláudio é "missão impossível"!

Anónimo disse...

mac p'rà reforma? bom por certo não uso o meu para o mesmo fim profissional de vossas excelências, mas tenho ouvido muito macóide a queixar-se...
Dr.tiruliruli

aLex disse...

bom dia...

(preciso de um antídoto...)

acho que a versão para mac vai sair... primeira na loja on-line da "mula"!
ooooh srº cláudio isto não dá com nada!


eu troco um macbook pro core 2 duo a 2.33... todo chipado! por um pc preto qualquer que corra o 11...

a boa noticia é que fiquei com a impressão que o 11 é mais leve, corri-o num pentium 4 com 1gb de ram.. e parece-me mais desembaraçado que 10...


achei piada ao "fantasma!", passou de 8 para 80!
Agora, manipula-se à vontade o piso de referência... mas, ainda não encontrei nada de... uau!

alguém encontrou novidades dignas de registo!??!?

aLex disse...

estive prestes a instalar o boot camp e... o vista...

mas... não consigo!

fico com instintos homicidas quando vou à fnac e vejo os mac's a correrem o vista... meu Deus... porque?!?!?!

não consigo... vou ter mesmo que esperar...

tolerante disse...

bom dia

eu não falo do archicad 11, quando faço referencia à atitude de graphisoft, eu falo da versão 10, plugins para o sketchup? onde? para pc sim, .........
ou o mene coloca um post a esclarecer o assunto, ou então uma foto de uma "utilizadora" de archicad, tipo pouco vestida.......muito pouco vestida.......ou até sem roupa.........mas com um cinto de ligas.......branco.........e com uma tatoo a dizer "I LOVE ARCHICAD - hungria 2006".........a tatoo não faço questão........hummm até pode não perceber nada de archicad.........mas o cinto tem de ter...........

ò mene coloca lá a foto

claudio lima disse...

caro tolerante !

após explodir tens de suspender os grupos que ficaram depois de explodir e então já podes dar um novo tamanho.

um abraço
claudio

claudio lima disse...

ESCRITO POR TOLERANTE

tolerante said...
boas,
estou aqui com uma duvida, nestes dias usei o archicad em 2d com desenhos do "dwg", ou seja trabalhei todo no piso 0, pronto a plotar........
no entanto percissava de cortar uma parte da planta e dar-lhe uma nova escala, os elementos linhas funcionaram, os blocos, não mudaram de escala, explodi tudo, "varias" vezes mas népias, rien, niente, tens conhecimento de alguma tecnica especifica para resolver o assunto......nem penses em dizer que devia ter exportado para as vistas e para os layouts e o diabo a 4, era um desenho antigo e não queria mudar o "layout" existente.
Obrigado

aLex disse...

tens de suspender os grupos... antes de fazer o rescale... .

a gaja cláudio?!?!?

também quero a foto!!!!!!!!

olha a greve!!!!

e faz merge (não é romero! :( mas sim juntar!!!!)ao invés de abrires simplesmente... senão gramas com a porcaria das canetas do autocad... grrrrrrrrr .... e umas cores lindassssssssssssss

aLex disse...

parece-me que o eng. araújo colocou o cláudio sob juramento... o silencio impera sobre o 11... .

alguém me explica porque raio nem sempre me aparecem os desenhos nos respectivos layots?!?!? quando falo colocar desenho?!?!? (outras vezes estão incompletos...)


eu acho que tem a ver com o esquema de layers mas... as vezes desespero! ainda n consegui resolver!

tolerante disse...

ops, desculpa camarada.
muito obrigado meus senhores, a ajuda foi "lindaaa" e melhor de tudo é que funciona!, estou para a minha vida.
agora, claudio, vai comprar rebuçados, que o que se segue, não podes "ouvir".
Caros senhores, eu acho que deviamos fazer um abaixo assinado para obrigar o mene a publicar a foto de uma "hungara" a graphisoft e o claudio, "devem-nos" isso, alias, estes deviam ter umas meninas, tipo "meninas do gás" para irem entregar o archicad 11 aos nossos gabinetes, isso sim era lindo, Ok tambem deviam arranjar uns moços, eu não sei como mas parece que resulta......tambem temos colegas do sexo feminino.....aqui não ha viadagens.

Anónimo disse...

obrigado caro "tolerante", por te lembrares do " público femenino " para umas futuras entregas no novo archicad 11... confesso que a ideia me agrada!!! Mas confesso que dispenso "hungaros" ( os unicos que gosto são mesmo as bolachas), ficava mesmo pelos "tugas".

Anónimo disse...

organiza-te, dr. claúdio.
estes comentários se estivessem pela ordem inversa seriam muito mais fáceis de ler. eu sei que a tua desculpa é não saberes que terias tanta procura.

aLex disse...

tudo bem... concordo (e de que forma!) com as "meninas do archicad" a baterem-me à porta do atelier mas... não podem ser portuguesas?!?

(não falo nada de nada de húngaro!)

o que e nacional, É BOM sr (in) tolerante!

o gajo é que cria o blog... mas nós temos de fazer a festa... que mal Cláudio!

Anónimo disse...

parece que o menino paulo gosta de conversa... com as meninas. ja o menino tolerante tolera qualquer coisa.

aLex disse...

yuppie... a Drª tiruliruli escreveu bem o meu nome... (espero não estar a trocar outra vez a identidade dos anónimos...)

tolerante disse...

falar?!!!!
aparece aqui uma "menina do gas" e eu penso logo em falar.........se calhar em "inglês tecnico".....hello, take off......hummm, então Paulo?
caro anónimo ou anónima, claro que tolero tudo, ate chatos que manda umas bocas fraquinhas, "bai tudo", marcha tudo, não te incomodes......, agora "hungaras", se são como as bolachas, devem ser muuuiiiiiiiiiiito docinhas....... e têm uma vantagem são de "longe"!
outra coisa que "tolero" é o "tuga", "portuga", fonix o "europeu da bola" deu cabo da cabeça a muito gente.......TUGA???? "é legaul pá xuxu".

aLex disse...

ainda me hão-de explicar como diabo se faz um offset de uma húngara no archicad!!! he he

esta bem... venham as húngaras! cá me hei-de arranjar com a linguagem gestual... já as bolachas... só light!

afinal, onde para a dita foto?

tolerante disse...

mene
estou no PC a usar autocad....eheheheheheheheheh
esta coreção só podia ser "feita"
aqui, já nem com o rato me entendo, parece que voltei atras no tempo, (as brancas até desapareceram), tipo..... uns dois meses....lolo
que divertido

aLex disse...

pc's... autocad... bocas fraquinhas... isto causa-me tudo urticaria...

e sim, gosto muitooo de conversar... com meninas... cresciditas...

pronto, admiti! é a melhor forma de lidar com o problema, diz o meu psicólogo...

ao contrario de alguns "bloguistas!" que até ao seu nome... renunciam!

Anónimo disse...

desculpem mas ainda estou lá para cima(sim claudio, veja se dá a volta a isto porque não)a ver se encontro a "utilizadora" de ligas...é o claudio que a guarda?
Dr.tiruliruli

Anónimo disse...

ah!...e sr.paulo videira deixe lá os bloguistas que renunciam o nome...o seu(nome)é tão anónimo quanto o meu, não?...ora vejamos: quantos paulos videira existem cá na terrinha?
Dr.tiruliruli

claudio lima disse...

caro paulo videira, bom dia !

pois é uma "panca" minha, como outra qualquer.
gosto e pronto !
mas olha que os franceses dizem tb a mesma coisa todo o dia !
de algum tempo para cá, tb venho usando uma interessante, pelo menos aqui no norte:
então vá !

abraço e então vá !
claudio

claudio lima disse...

BOM DIA !

mas que animando que isto está !!!

muito bem !
estava a pensar fazer um encontro de utilizadores achicad em setembro, em que juntava toda a gente para ver a versão ArchiCAD 11 e beber uns cafés e uns drink's, mas acho que o vou fazer aqui !!!
é que nos encontros aparace sempre pouca gente, comparando com o numero de utilizadores, que só pelo norte ultrapassa os 500 !!!

claudio lima disse...

ARCHICAD 11

não acho bem estar a apresentar a versão ArchiCAD 11, quando ainda não foi anunciada pelo distribudor nacional, a Infor.

mas aguardem pois é já amanha !!!

e, bom dia !

claudio lima disse...

caro paulo,

sobre colocação de desenhos no layout

experimenta:
1. criar vista
2. activar o layout pretendido
3. clickar no icon das vistas
4. arrastar a vista que queres para dentro do layout.

funcionou ?
se não, envia-me o ficheiro para eu testar.

um abraço
claudio

aLex disse...

então vá...?!?!?

eu prefiro: opa, vá!

queres-te é livrar de pagar os cafés, os drink's e a hungara para o intolerante!
mas, não escapas, tens os dias contados!

(tens de convencer o intolerante a pedalar... para ver se esquece asss... meninas do archicad! isto é tudo stress... provocado pelas acessibilidades!)

nunca tinha experimentado fazer os layot's desta forma...
resulta bem melhor!

Merci

Abraço

ps: muito animado! lindooooooo

tolerante disse...

bom dia!

Pedalar!????
Nope, só se ele me desse uns daqueles calções de ciclista, e uma camisola com "colantes" do atum ramirez, e mesmo assim........é mais facil a hungara, é mais bonita a hungara e "pedala-se" com mais vontade!!!,
sem "moça-archicad" ele que não me apareça pela frente........quero lá saber do 11......

Bem ele tem uma desculpa,! eu não digo mas ele sabe, graças ao mene estou muito bem servido, obrigado claudio!
No entanto, tens de arranjar a hungara, para o Paulo, (queres?, não queres?), se ele não quiser fica para mim.........eu sou muito guloso..........

aLex disse...

mais um complexado...
são... confortáveis... e bonitoooos!!!! não percebo o que é que o pessoal tem contra os calções... ok! dão um ar "abixanado!" mas... ninguém é perfeito...

quanto à hungara... nhami nhami... venham elas! muitaaaas... em lindaaaas... bonitasssss!!!

e de preferência com bom feitio...
não tipo a.... (ups, não posso começar mais guerras!) paz


ps: cria um separador para falarmos de software de mac's... duvidas e afins... se quiseres claro!


abraço

claudio lima disse...

já ouvi comentários aos calções e não foi do tipo "abixanado" não senhor.
mas pelo sim pelo não tenho uns largos !!!

vou criar separadores para "disparates" e outros como bem disseste.

um abraço
claudio

PS: o nosso doutor tirulilo anda muito calado...

aLex disse...

eu fiquei-me pelos... de licra! apenas e só... até debaixo de chuva e no meio do silvaredo!

por isso é que ando sempre esmorrado!

temos de pensar em oferecer uma camisola de uma qualquer marca hungara de atum ao (in)tolerante!!!!

e uma bicicleta hungara.. claro! podes escolher a cor! he he he

Anónimo disse...

é assim:
dr. T I R U L I R U L I...
(aprenda sr.claudio l.)
calado...pois, sabem, é que não tenho muita experiência com hungaras.

e quanto aos calções concordo com o claudio...abixanado não foi propriamente o que me chamaram.

aLex disse...

esta é a sério e para manter o nível...

há algum comando para remover linhas sobrepostas?!?!

tipo quando explodes com um corte...

o teu friend "portas" (desculpa mas não me lembro do nome...) disse-me que sim... mas não conseguiu encontrar em... tempo util!

claudio lima disse...

caro paulo,

o ArchiCAD 11 já tem essa função assim como para tramas.

um abraço
claudio

Anónimo disse...

quando tento abrir a janela 3d no AC10 aparece a seguinte mensagem: " An error occured in the following addon: openGL "
a partir daqui tenho que sair do programa pois fica bloqueado.Alguem sabe como resolver isto?

claudio lima disse...

bom dia !

experimentar pedir o modelo 3D mas em motor interno em modelo opaco, e não em open GL.
acho que deve ser um problema do motor de openGL, que com uma reinstalação do programa deve resolver.

cumprimentos
claudio lima

Anónimo disse...

sim,com o motor interno funciona.
No entanto ja tinha reinstalado o programa e o problema do openGL manteve-se.
já agora, aproveito para perguntar qual a diferença no desempenho entre o motor interno e o openGL?

Obrigado pela dica, cumprimentos

Anónimo disse...

Olá!
Gostaria de saber como posso fazer ruas em 3d com as inclinações direitinhas. Também gostaria de saber como se pode atenuar as curvas de nível em 3d para não parecerem plataformas. É que fiz um terreno por plataformas (cada uma correspondente a uma curva de nível com o comando malha).
Cumprimentos.
Diana Novo.

Anónimo disse...

Experimentei fazer uma rua com o comando cobertura e consegui, mas haverá alguma outra técnica?
Diana Novo

claudio lima disse...

olá diana !

podes suavizar o terreno, escolhendo dentro da ferramenta, a opção "Todas as Curvas de Nivel Suaves", deve resultar no que pretendes.
as ruas, sendo direitas, com os topos inferior e superior perpendiculares funciona bem a cobertura.
outra hipótese é mesmo usar a malha, com 4 pontos e, que cada ponto pode ter uma cota diferente.
cumprimentos,
claudio

Anónimo disse...

Obrigada pela atenção.
Diana Novo

LuC disse...

olá!
é a primeira vez que escrevo neste blog, pelo qual quero dar os parabens! É um espaço que tenho frequentado para esclarecer algumas duvidas...e é com uma dessas safadas que vim até cá!
Sou novo no archicad e isto tem sido uma aventura...
Há alguma maneira de representar uma escada em planta que seja efectivamente "cortada" pelo plano de vista? ou seja, na intersecção com o plano de vista apareceria um degrau em corte.
outra duvida do género: é possível visualizar em planta o corte provocado pelo plano de visualização num terreno com pendente?

Luís Carvalho

claudio lima disse...

caro luis, bom dia !

infelizmente as duas questões são semelhantes...!
apenas as paredes são sensíveis ao plano de corte em planta, logo, terás que fazer um corte, ver a projecção e desenhar uma trama em planta...!
sim, eu sei que não é muito prático, mas para já é o que se pode fazer...!
cmpts
claudio

LuC disse...

Obrigado Cláudio, pela rapidez e pela ajuda...já agora vou deixar mais uma dúvida:

paredes em projecto de execução

digo paredes mas o problema poderá ser das janelas ou portas.
Quando aplicamos janelas ou portas a escala 1:50 queremos ver os rebocos e impermeabilizações a dobrar e a rematar com a caixilharia...já fiz umas paredes compostas, para experimentar, apliquei janelas, configurei as camadas de reboco que dobram e rematam com a caixilharia...mas o resultado não é muito satisfatório. as camadas dobram efectivamente, mas nunca consigo que os rebocos interior e exterior fiquem no mesmo alinhamento da face lateral. E a impermeabilização termina sem remate. Isto é normal? existe alguma forma fácil de resolver ou terei que recorrer ao redesenho de cada caixilho com linhas 2d?

cmps

Luís

Lacy disse...

boa noite
gostaria de um bloco 3d para archicad (gdl) de uma cadeira de rodas ou pessoa numa cadeira de rodas. to ligada q alguém que postou aqui tem... poderia me enviar. obrigada

claudio lima disse...

bom dia !

sim, tenho !
mas para qual versão ArchiCAD ?

claudio lima

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis commander
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ tadalafil comprare
http://preciocialisgenericoespana.net/ venta cialis

Edmar disse...

o meu motor openGl está indisponível como posso corrigir, me.ajudam por favor???

Edmar disse...

o meu motor openGl está indisponível como posso corrigir, me.ajudam por favor???

Edmar disse...

o meu motor openGl está indisponível como posso corrigir, me.ajudam por favor???